sábado, 22 de março de 2008

Quanto custa uma guerra?


Não é fácil fazer contas. Os números são assustadoramente grandes. Por isso achei interessante o titulo desta obra agora publicada por Joseph Stiglitz, prémio Nobel de Economia. Se bem que o valor possa pecar por defeito, foram calculados em três biliões (sim, milhões de milhões!) de dólares. Provavelmente, o custo real rondará os cinco biliões. Daí dizer que possa pecar por defeito. Neste livro também é abordada a análise da privatização da reconstrução. Ou seja, porque é que foi feita esta guerra, quem a está a pagar e quem está beneficiar com ela.
Só por curiosidade e de forma a melhor perceber a dimensão financeira desta tragédia fica o cálculo do que se poderia ter feito com o dinheiro público agora gasto: um sexto do que foi gasto financiaria o anunciado défice da segurança social norte-americana nos próximos 50 a 60 anos; o custo de alguns dias de guerra teriam financiado o programa de apoio à saúde infantil vetado por Bush por ser demasiado caro.
Para os mais curiosos aqui fica um link para perceberem a diferença entre trilhão, como aparece no titulo do livro, e a tradução para português.

Sem comentários: