sexta-feira, 13 de junho de 2008

Fernando Pessoa


Não tenho ambições nem desejos.
ser poeta não é uma ambição minha.
É a minha maneira de estar sózinho.
...

Ou quando uma nuvem passa a mão por cima da luz
E corre um silêncio pela erva fora.
...
Porque quem ama nunca sabe o que ama
Nem sabe porque ama, nem sabe o que é amar...
...

Da minha aldeia vejo quanto da terra se pode ver do Universo...
Por isso a minha aldeia é tão grande como outra terra qualquer,
Porque eu sou do tamanho do que vejo
E não do tamanho da minha altura...
...

A mim ensinou-me tudo.
Ensinou-me a olhar para as coisas.
Aponta-me todas as coisas que há nas flores.
Mostra-me como as pedras são engraçadas
Quando a gente as tem na mão
E olha devagar para elas.

Fernando António Nogueira Pessoa (Lisboa, 13 de Junho de 1888 — Lisboa, 30 de Novembro de 1935), mais conhecido como Fernando Pessoa, foi um poeta e escritor português.

É considerado um dos maiores poetas de língua portuguesa, e o seu valor é comparado ao de Camões. O crítico literário Harold Bloom considerou-o, ao lado de Pablo Neruda, o mais representativo poeta do século XX.

quinta-feira, 12 de junho de 2008

Curiosidades da Internet


Sabiam que é possivel serem capa de revista? De qualquer revista? Basta terem uma fotografia que gostem e seguir as instruções deste link . Divirtam-se.

quarta-feira, 11 de junho de 2008

15 anos de prisão e 2.000 chicotadas

Foi esta a condenação de um jovem de 19 anos, por ter tirado uma fotografia "indecente" com o telemóvel e ter reenviado para amigos. Estes foram condenados a 5 anos e a 6 meses respectivamente. A maior parte dos leitores que comentaram esta noticia na página web do jornal, acharam que a pena deveria ter sido mais dura! (clicar aqui para ler a noticia)

terça-feira, 10 de junho de 2008

Mestrado



Diário da República, 2ª Série, nº51, 12 de Março de 2008

Eis um mestrado que eu, se pudesse, frequentaria, para subir na carreira. Ou descer, conforme a inclinação dos campos...

sábado, 7 de junho de 2008

Glutões de energia


Um estudo do site Choice descobriu que as consolas de jogos e tvs plasma são os principais consumidores de energia em casa, mesmo quando em stand-by.

A liderar todos os recordes estão duas consolas de jogo: a Playstation 3, que num ano consome cinco vezes mais energia que um frigorífico médio e a XBox 360 que consome 10% menos (a terceira das principais consolas, a Wii, consome dez vezes menos que as outras duas).

Os televisores plasma ocupam o segundo lugar precisando de quatro vezes mais energia que um televisor tradicional.

Em terceiro lugar estão os computadores pessoais, mas com os iMacs a consumirem apenas dois terços da energia de um PC com Windows.

O estudo conclui que o custo anual de deixar o computador, monitor, router wireless, televisão plasma e leitor de DVD ligados ascende a mais de 250 euros. (in farpas e bitaites)

6 de Junho de 1944 - O dia D


O dia 6 de Junho de 1944 entrou para a história como o Dia D. Neste dia, os Aliados iniciaram a ofensiva contra as tropas nazistas no Canal da Mancha. A operação conhecida pelo nome de código – Operação Overlord, foi a maior operação aeronaval da história militar.
Nos meses anteriores ao desembarque, mais de três milhões de soldados norte-americanos, britânicos e canadianos concentraram-se no sul da Inglaterra para atacar os alemães na costa norte da França. Além disso, dez mil aviões, sete mil navios e centenas de tanques anfíbios e outros veículos especiais de guerra foram preparados para a operação.
A 6 de Junho de 1944, foi anunciado pela rádio o começo da Operação Overlord, depois de ter sido adiada por 24 horas, devido ao mau tempo no Canal da Mancha. Antes do amanhecer, pára-quedistas e caças dos Aliados tinham bombardeado trincheiras alemãs e destruído vias de comunicação. Graças à supremacia aérea dos Aliados, foi possível romper a Muralha do Atlântico de Hitler e estabelecer as primeiras testas- de- pontes.
As perdas humanas – 12 mil mortos e feridos – foram menores do que esperadas, visto que o comando militar alemão fora surpreendido pelo ataque. No final do primeiro dia da invasão, mais de 150 mil soldados e centenas de tanques haviam desembarcado com sucesso.
O Dia D, comandado pelo general norte-americano Dwight D. Eisenhower, foi o ataque estratégico que daria o golpe mortal no regime nazi. (in A Fábrica)

domingo, 1 de junho de 2008

Lavar a roupa sem detergentes



O meio ambiente e o desenvolvimento sustentável são temas que conquistaram uma importante posição nos países membro da união europeia, preocupados em atingir as metas para preservar a natureza e consciencializar o mundo da evidente necessidade da protecção do meio ambiente.
Na actual situação do planeta o uso dos detergentes de lavagem de roupa proporcionam condições menos favoráveis à saúde e ao meio ambiente, o que faz com que seja necessário preservar o ar, a água e as florestas que nos rodeiam.
Na TSF, há duas semanas estavam a entrevistar o responsável pela introdução em Portugal da OKO-Ball. Segundo ele:
- elimina a quantidade de detergentes lançada na natureza.
- Reduz o consumo de água no processo de lavagem
- Reduz o consumo de energia da máquina de lavar
- Protege a saúde da pele contra resíduos químicos nas roupas
- Elimina o bolor e os organismos patogénicos da máquina de lavar.
- Poupa 80% dos gastos com a lavagem das roupas

É um produto amigo do ambiente, consiste numa esfera de plástico, não tóxica, formada por vários produtos que permitem substituir o detergente. Uma bola de Okoball pode ser usada inúmeras vezes.
Al Gore (autor do documentário "Uma Verdade Inconveniente") considera o OkoBall "uma fantástica invenção".
Fiquei curioso.
Vou experimentar.

Reservas de corais ameaçadas por protectores solares


Os cientistas descobriram que os resíduos de protector solar que ficam na água do mar são extremamente danosos para os corais. De acordo com o estudo publicado no Environmental Health Perspectives, os componentes químicos das loções que bloqueiam os raios ultravioleta solares provocam uma infecção viral que causa o branqueamento dos corais, provocando a sua morte. "Nós comparámos diferentes marcas, factores de protecção e níveis de concentração e todos os produtos causaram o branqueamento dos corais duros", escreveu o líder da investigação, Roberto Danovaro, da Universidade Politécnica de Marche, em Itália.
O estudo - realizado no México, Indonésia, Tailândia e Egipto - mostrou que os danos ocorrem mesmo com pequenas quantidades do produto. Ainda segundo os investigadores, 78 milhões de turistas visitam anualmente regiões onde há reservas de corais, concentrando-se na sua maioria - 90 por cento - em dez por cento das áreas de corais. Os especialistas referem que um mergulho de 20 minutos já é suficiente para deixar 25 por cento dos componentes químicos dos protectores solares na água.
"Com estas estimativas, nós acreditamos que até dez por cento das reservas de corais do mundo estão ameaçadas pelo branqueamento causado pelos protectores solares", referem os investigadores, que pedem leis ambientais que limitem o contacto humano com corais em áreas onde outras ameaças ambientais, como uma crescente temperatura do mar, estejam presentes. (http://www.cienciapt.info/pt/index.php?option=com_content&task=view&id=40542&Itemid=234)

Esponja reduz emissão de poluentes de carros


Está a ser desenvolvida em Tóquio uma solução para eliminar os hidrocarbonatos que os conversores catalíticos dos automóveis não conseguem eliminar nos primeiros minutos que sucedem o arranque dos motores. A solução consiste num cristal, com uma estrutura, à escala atómica, idêntica a uma esponja densa ou a um queijo suíço, que capta grande parte da emissão de poluentes para a atmosfera, nos primeiros minutos do arranque dos motores automóveis. Os actuais veículos estão equipados com conversores catalíticos que transformam os hidrocarbonetos em dióxido de carbono. O problema é que os conversores demoram algum tempo até aquecer aos 170-200ºC, altura em que se tornam operacionais. É esta situação que leva a que sejam libertados hidrocarbonetos que vão interagir com outros poluentes da atmosfera e formar o ozono e nevoeiros, que são prejudiciais à saúde. Os investigadores da Universidade de Tóquio trabalharam sobre este problema, desenvolvendo um material a partir de silicone, oxigénio e alumínio - um cristal SSZ-33 - que transforma estruturas com poros e canais capazes de reter grandes quantidades de gases.

quarta-feira, 28 de maio de 2008

Cada família gasta 300 mil litros de água em vão

Segundo dados da Associação Portuguesa para a Defesa dos Consumidores (DECO), só no uso descuidado das torneiras cada família de três pessoas desperdiça 98 mil litros por ano, o que, contas feitas pelo Destak, representa 68,60 euros.
A este valor juntam-se os 150 mil litros usados em vão em duches ou banhos longos, que se traduzem em 105 euros anuais, e ainda os 48 mil litros desperdiçados em autoclismos de grande capacidade (10 litros), que acrescentam 33,60 euros na factura anual.
No fundo, cada família que não adopta gestos económicos - ou que não recorre a dispositivos que permitem reduzir o fluxo de água - perde todos os anos 207 euros. (Destak)

terça-feira, 27 de maio de 2008

Grande parte da electricidade consumida em Portugal pode vir da terra, dentro de 20 anos

Dentro de duas décadas, Portugal poderá produzir energia geotérmica suficiente para fornecer electricidade a grande parte do país, através de uma forma inovadora de aproveitar o calor da terra.
O projecto, hoje apresentado, é pioneiro em Portugal e baseia-se em sistemas geotérmicos estimulados, que permitem produzir energia eléctrica de forma renovável, limpa para o ambiente e praticamente inesgotável.
"Estamos a falar de 500 MW em dez anos, algo mais rápido e mais barato do que uma central nuclear", afirmou João Gabriel Silva, aos jornalistas.
O antigo dirigente da Quercus e actual presidente dos conselhos científico e directivo da Faculdade de Ciências da Universidade de Coimbra (FCTUC) sublinha que "Portugal tem um potencial de produção de energia geotérmica enorme, capaz de garantir todas as necessidades energéticas do país".
O projecto envolve a FCTUC e a empresa Geovita, do grupo Patris Capital, que prevê investir meio milhão de euros só nos primeiros três anos - a fase de prospecção e pesquisa de uma área delimitada, situada na região Centro.
"Acreditamos que num horizonte de três a cinco anos, estejamos já a produzir energia eléctrica através do calor da terra", referiu Gonçalo Pereira Coutinho, presidente do conselho de administração da Patris Capital.
Se tudo correr como previsto, disse à Lusa João Gabriel Silva, "dentro de 20 anos, a maior parte da energia eléctrica do país será produzida através da energia geotérmica".
As unidades de produção geotérmica estimulada podem ser instaladas, "sem impacto ambiental, em praticamente todo o lado, e com baixos custos de investimento", acrescentou.
A diferença entre a produção tradicional de energia geotérmica e a estimulada reside no facto de, nesta, a água ser injectada a partir da superfície.
Ao ser injectada para um furo, que pode atingir cinco a seis quilómetros de profundidade, a água abre fracturas na rocha e espalha-se por zonas a 200 ou mais graus de temperatura. Evapora-se e sobe então à superfície, através de um segundo furo, alimentando assim o funcionamento de um gerador.
O projecto já mereceu parecer técnico favorável da Direcção Geral de Energia e Geologia, aguardando apenas autorização para o exclusivo de prospecção e pesquisa de uma área de 500 Km2, situada entre Oliveira do Hospital e Nelas. (Lusa)

domingo, 25 de maio de 2008

Ambiente

Boas noticias para o ambiente.
Os bilhetes de avião em papel deixarão de existir a partir de 1 de Junho, data em que as companhias-membro da Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA), como a portuguesa TAP, passarão apenas a utilizar bilhetes electrónicos.
A IATA, que representa 240 companhias aéreas de todo o mundo, responsáveis por 94 por cento do tráfego aéreo internacional, afirma que esta medida permitirá uma poupança para o sector na ordem dos 2.200 milhões de euros anuais, ao mesmo tempo que evitará o abate de 50 mil árvores.

Sem suporte em papel, os bilhetes electrónicos consistem num documento armazenado em computador, que permite que os passageiros usem um único bilhete para itinerários que incluam viagens em duas ou mais companhias aéreas diferente.

Os passageiros poderão adquirir os bilhetes electrónicos na Internet ou numa agência de viagens, recebendo um recibo da reserva, que será enviado por email, correio ou fax.

No dia da viagem, os passageiros têm apenas de entregar o recibo da reserva no balcão do check-in para que o sistema da companhia aérea aceda ao registo do bilhete electrónico e o cartão de embarque seja emitido.

Além de serem mais seguros, uma vez que é eliminada a possibilidade de perda, de representarem menos custos para as empresas e menores impactos no meio ambiente, os bilhetes electrónicos facilitam ainda as trocas, uma vez que deixa de ser necessária a devolução do bilhete original para a nova emissão.

A tecnologia utilizada no bilhete electrónico vem permitir a prestação de outros serviços, como a compra de bilhetes e a realização do check-in pela Internet, podendo o passageiro chegar ao aeroporto e seguir directamente para a porta de embarque.

À TAP, que foi a primeira companhia aérea europeia a iniciar experiências com bilhetes electrónicos, em 1997, faltavam na sexta-feira apenas colocar "duas escalas" em suporte electrónico para que a meta da IATA fosse cumprida, segundo disse à agência Lusa fonte oficial da transportadora.

Desde 2004 que a IATA vem fazendo junto das companhias-membro uma campanha a favor da introdução dos bilhetes electrónicos, mas foi em Agosto último que o presidente da associação, Giovanni Bisignani, marcou para 31 de Maio a "última chamada" para os bilhetes de avião em papel.

No final de Fevereiro, 94 por cento das companhias da IATA já tinham eliminado os bilhetes em papel.

(Lusa)

sábado, 24 de maio de 2008

RVCC - 3

Não posso deixar de mostrar aqui um texto referente ao contexto das Novas Oportunidades.
Gostava de saber a vossa opinião.


Novas Oportunidades = traficância de habilitações literárias?

“Quanto à qualificação dos recursos humanos, o exemplo de toda a falsidade da política deste governo e deste ministério são as “Novas Oportunidades”. Não há, nem nunca houve, maior traficância de habilitações literárias em Portugal, do que o programa “Novas Oportunidades”.

Dezenas de milhares de portugueses com a antiga “quarta classe” ou pouco mais do que isso, são habilitados com o nono ano, em apenas três meses. Nada de transcendente aprendem que verdadeiramente os qualifique, mas preenchem as estatísticas que em 2009serão exibidas em época de eleições, como um passo fundamental no progresso futuro do país… Ó Portugal que tão mal vais…

Mas o que se passa nas “Novas Oportunidades” a nível do secundário é muito mais grave. Dezenas ou centenas de milhar de candidatos provenientes das “Novas Oportunidades” do terceiro ciclo, lançam-se na aventura de conseguirem o diploma do décimo segundo ano. É legítimo. Pois se fazer o terceiro ciclo foi tão fácil porque não continuar?

O problema reside, mais uma vez, em que nada de importante e qualificante (excepto nos de dupla certificação) é fornecido a estes candidatos, e eles lá vão escrevendo as suas histórias de vida, onde, muito a custo, os formadores vão descortinando as mais bizarras competências que lhes atribuirão o 12º ano.”

Extracto de texto de Francisco Silva publicado no Blog “A Educação do meu Umbigo”.

RVCC - 2

RVCC - 1

Quando o meu pai pagava para eu andar a estudar, não aproveitei. Tirei um curso profissional, que nunca utilizei. Depois do S.M.O concorri para Delegado de Informação Médica, onde estou desde 1988.
Achei que era altura de completar o secundário. Não como obrigação ou imposição. Mas como valorização pessoal.
Uma hipótese era o estudo á noite. Mas em função da falta de horários que ás vezes tenho, tornava-se inviável.
O RVCC era uma nova modalidade que em função das competências individuais e profissionais, possibilitava reconhecer uma série de valências e dessa forma completar o secundário.
Cá estou no RVCC - CEARTE.
Mais para a frente irei dar noticias.

Ausência

O trabalho com deslocações ao estrangeiro, mais o rvcc,mais trabalho a organizar sessões científicas com médicos, mais uma gripe, levaram a alguma ausência.
Já estou de volta...

terça-feira, 13 de maio de 2008

Para passar um bocado de tempo

Aqui fica um jogo simples só para ajudar a passar um bocadito do tempo.

The World as We Know It

Mensagem no atendedor de chamadas

Esta é a mensagem que o pessoal docente da Escola Secundária de Pacific Palisades (Califórnia) escreveu para ser gravada no atendedor de chamadas da escola, mas que não chegou a ser feita essa gravação.
Foi o resultado de a escola ter implementado medidas que exigiam aos alunos e aos pais que fossem responsáveis pelas faltas dos estudantes e pelas faltas de trabalho de casa.
A escola e os professores estão a ser ameaçados de processos em tribunal por pais que querem que as notas que levam ao chumbo dos seus filhos sejam alteradas para notas que os passem - ainda que esses miúdos tenham faltado 15 a 30 vezes num semestre e não tenho realizado trabalhos escolares suficientes para poderem ter positiva.

AQUI VAI A MENSAGEM "GRAVADA":
Olá! Foi direccionado para o atendedor automático da escola.
De forma a podermos ajudá-lo a falar com a pessoa certa, por favor ouça todas as opções antes de fazer a sua selecção.
- Para mentir sobre a justificação das faltas do seu filho, pressione a tecla 1
- Para inventar uma desculpa sobre porque é que o seu filho não fez o seu trabalho, tecla 2
- Para se queixar sobre o que nós fazemos, tecla 3
- Para insultar os professores, tecla 4
- Para saber por que razão não recebeu determinada informação que já estava referida no boletim informativo ou em diversos documentos que lhe enviámos, tecla 5
- Se quiser que lhe criemos a sua criança, tecla 6
- Se quiser agarrar, tocar, esbofetear ou agredir alguém, tecla 7
- Para pedir um professor novo, pela terceira vez este ano, tecla 8
- Para se queixar dos transportes escolares, tecla 9
- Para se queixar dos almoços fornecidos pela escola, tecla 0
- Se já compreendeu que este é o mundo real e que a sua criança deve ser responsabilizada e responsável pelo seu comportamento, pelo seu trabalho na aula, pelos seus TPCs, e que a culpa da falta de esforço do seu filho não é culpa do professor, desligue e tenha um bom dia!

(lido em http://www.truthorfiction.com/rumors/p/pacificpalisadeshigh.htm)

Xenofobia


Uma loja de material informático situada em Alcúdia (Mallorca) teve durante uns dias exposto um cartaz onde proibia a entrada sem aviso prévio a "cães e romenos"!!
Esse cartaz foi retirado pela policia confirmou uma encarregada do estabelecimento.
A justificação para o cartaz era a de estavam fartos de ser roubados por pessoas dessa nacionalidade.
O responsável pelo cartaz afirma que este "não tem nenhum conteúdo xenófobo"
??!??

sábado, 3 de maio de 2008

sexta-feira, 2 de maio de 2008

Há mais bactérias num teclado de computador do que na casa de banho

Segundo uma análise publicada na revista Which? Computing Magazine há teclados de computador que podem ter mais bactérias do que o assento da sanita de algumas casas de banho.

Entre as bacterias que descubriram está a escherichia colli, que pode causar gastroenterite e infecções das vías urinarias, bem como o stafilococo áureus, ligado a diversos tipos de infecções, bem como enterobacterias.

Os investigadores analizaram trinta teclados de computadores de escritório e descubriram bactérias capazes de causar desde diarreia até infecções urinárias e respiratórias.

Apontam como principal causa o facto de muitas vezes os funcionários comerem enquanto trabalham. Assim, as migalhas que caem entre as teclas são um verdadeiro viveiro de bactérias.

Recomenda-se então que:
- desligue o computador
- limpe o computador com um pano macio e limpo e ligeiramente húmido
- sacuda o teclado e limpe-o com toalhetes com alcóol.

domingo, 27 de abril de 2008

Mas tá tudo doido ?!?!

Eu não queria acreditar no qu li no "Público" online de hoje. A junta de freguesia da Ericeira foi multada em sete mil euros por utilizar óleos reciclados para mover os carros do lixo, em vez de comprar combustíveis fósseis, pelo que o Estado se considera lesado.
Segundo o autarca da Ericeira, a junta recolhe óleo alimentar "em todos os estabelecimentos de restauração, hotéis e escolas" tendo criado "oleões" de rua junto dos ecopontos. Mensalmente e desde há vários anos a junta de freguesia recolhe entre quatro a cinco mil litros de óleo vegetal usado. Desde Junho de 2007 os óleos são valorizados numa central de transformação onde é produzido bio-combustível e glicerina.

"O respectivo bio-combustível é utilizado em 14 viaturas da junta de freguesia, a parte restante ofertamos aos bombeiros do concelho e às instituições particulares de solidariedade social do concelho, assim como cinco litros ao cidadão comum que o queira experimentar na sua viatura", adianta o autarca social-democrata.

Com a glicerina estão a ser feitas experiências para a produção de sabão e sabonete com o objectivo de ser doado às 144 famílias carenciadas da região. "É de ficar consternado com a atitude que nos é aplicada, sem compreensão, sem apelo à preservação do ambiente, sem valorização ao produto já utilizado, visando única e simplesmente a receita financeira", conclui.

Vamos aguardar pelos próximos desenvolvimentos e esperar que não se confirme tamanha barbaridade.

sábado, 26 de abril de 2008

Guernica



"Guernica", a obra política mais famosa do século XX foi motivada pelo bombardeamento da cidade do mesmo nome, centro da tradição cultural basca. O quadro é o reflexo da leitura subjectiva que Pablo Picasso faz da Guerra Civil de Espanha e vem provar que o tema da batalha também pode ser tratado pelos artistas modernos.
Conta-se que um oficial das SS lhe perguntou, apontando para a pintura:
-Foi o senhor que fez isso?.
Picasso respondeu:
-Não. Foi o senhor.

Na segunda-feira, 26 de Abril de 1937 na cidade de Guernica, no País Basco, que até então permanecera praticamente ao lado da Guerra Civil Espanhola, a vida decorria com a normalidade quotidiana de uma pequena cidade de cinco mil habitantes.
A meio da tarde, por volta das quatro e meia, começa-se a ouvir na cidade algumas detonações isoladas, provocadas pelo lançamento de bombas por parte da força aérea italiana. A população entra em alvoroço, mas nada fazia prever o que viria a seguir.
Entre as seis horas e meia da tarde e as seis horas e quarenta e cinco, em vagas sucessivas, veio o ataque principal dos bombardeiros da nazista Legião Condor que reduziram a cinzas a cidade basca. O ataque aéreo, que teve uma duração total de três horas, custou a vida de 1.645 pessoas.
Calcula-se que, vinte e duas toneladas de explosivos foram lançados sobre aquela pequena cidade, entre pequenas bombas incendiárias e bombas de 250 quilos. Trezentas pessoas morreram imediatamente, milhares ficaram feridas, até porque os aviões alemães perseguiam e abatiam os fugitivos. Três quartos dos prédios foram arrasados e ao mesmo tempo , a rede de canalização da água foi também destruida, fazendo com que, os prédios que não foram dizimados pelos bombardeamentos, fossem consumidos pelas chamas que alastraram livremente, em frente de uma população impotente para as combater.
O criminoso diário de guerra dos franquistas, concluiu: “O tipo de construção das casas fez com que a destruição fosse total. Ainda se vêem os buracos das bombas na rua. Simplesmente fantástico”.
A política da Alemanha nazi, foi utilizar a Guerra Civil Espanhola como campo de testes para os pilotos e os aviões da Luftwaffe. O ataque da Legião Condor foi o primeiro bombardeamento aéreo massivo contra a população civil na história europeia. A partir daí, e principalmente durante a Segunda Guerra Mundial, o terror contra civis tornou-se um princípio.

sexta-feira, 25 de abril de 2008

Salgueiro Maia



Obrigado.

Aviso urgente aos leitores de todo o mundo




Se virem um grupo de balões de festa a voar no céu, não disparem sobre eles nem atirem pedras. Em princípio esses balões trazem um padre agarrado.
Ver mais pormenores aqui e aqui.

Viajar

Uma das coisas que me dá muito gozo, é viajar. O prazer de conhecer novas culturas, novas gentes e novas formas de estar. Hoje, enquanto andava a navegar pela blogosfera, deparei com uma página, na qual era possivel mostrar os paises já visitados. Aqui fica o "meu" mapa. E aqui, fica o link para a página, para poderem criar o vosso próprio mapa.










Juiz solta hackers, mas exige que leiam obras clássicas

Para conceder a liberdade provisória a três jovens detidos sob a acusação de praticar crimes pela internet, um juiz federal do Rio Grande do Norte determinou uma condição inédita: que os rapazes leiam e resumam, a cada três meses, dois clássicos da literatura.

As primeiras obras escolhidas pelo juiz Mário Jambo, 49, foram "A hora e a vez de Augusto Matraga", conto de Guimarães Rosa (1908-1967), e "Vidas Secas", de Graciliano Ramos (1892-1953).

Os acusados com idades entre os 22 e os 30 anos de idade,foram liberados no dia 17, após nove meses presos por envolvimento numa quadrilha que roubava password's bancárias pela internet.

Ao conceder a liberdade provisória aos três jovens, o juiz elaborou uma lista de 12 condições, como não frequentar casas de prostituição, lan houses e salas de chat. Este magistrado que exerce há três anos, disse "a Justiça precisa sair da "mesmice"".

Há três condicionantes relacionadas com a educação dos acusados: frequentar instituição de ensino, comprovar presença e aproveitamento nas aulas, ler e resumir os textos indicados.

Os três rapazes aceitaram as condições e já estão soltos. Como os jovens são peritos em internet, o magistrado determinou que os relatórios sobre as obras deverão ser feitos pelos jovens de próprio punho.

Sobre a escolha das obras de Ramos e Rosa, o juiz destacou o caráter educativo. "Nada como ler um "Vidas Secas" para perceber o que é vida dura, o que é necessidade de dinheiro."

25 de Abril


O Centro de Documentação do 25 de Abril lançou no seu site uma página de 32 perguntas e respostas animadas especialmente destinados às crianças onde algumas das perguntas mais básicas sobre esta data são respondidas. Básicas para nós mas não para o público alvo desta consulta e que podem puxar pelas crianças para quererem saber mais.
Para o pessoal mais velho se calhar não vai dar novidades, pois foram acontecimentos por nós vividos, mas para a geração mais nova é uma forma diferente e não "chata" de obter algumas respostas sobre o 25 de Abril.

quinta-feira, 24 de abril de 2008

Lições de vida

A vida ás vezes tem destas coisas. As lições aparecem quando menos esperamos. Aqui neste video vemos o verdadeiro significado de "Nunca desistir". Mesmo quando tudo parece perdido.

Mensagem da TMN

"Dá-me o telemóvel já!!! Foi um escândalo e já o podes ter como toque no teu tlm. Vais surpreender, toda a gente vai rir!!! Envia Real Aluna ao 3456 (4€/sem)"


Sou só eu a achar ou isto é uma autêntica falta de gosto e de vergonha por parte da TMN?

terça-feira, 22 de abril de 2008

Nuestros hermanos são invejosos


São mesmo invejosos os espanhóis!
Como viram que os portugueses estavam na boca (e não só)do mundo com o papel higiénico preto, eis que eles lançam o papel higiênico literário!
O produto, vendido só através da internet, inclui trechos de literatura clássica, teatro, poesia e até textos sagrados da Bíblia e do Budismo.
Os rolos custam 3,70 euros cada, e o “leitor” tem a opção de escolher os textos e a cor do papel higiênico que pode variar entro o branco, o laranja e o rosa, sendo o papel feito de uma celulose mais resistente.
É impressão minha ou anda gente muito estranha neste mundo???

Portugal lança nova moda nos WC's mundiais


Quando eu pensava que em matéria de papel higiénico, nada mais havia a inventar, pois já temos o macio, o extra macio, o de 2 folhas, de três folhas, de côr e perfumado... Eis senão quando deparo com novidades sobre papel higiénico.
Então aí vai. A Renova, que nós conhecemos dos lenços de papel e do anúncio com os cãezinhos, lançou e tornou moda o papel higiénico preto!
Segundo a empresa, a cor preta é "elegante, rebelde, alternativa e eternamente na moda". Kenn Fischburg, especialista em papel higiênico (?!?!?!?) disse que o papel preto pode agradar a uma minoria fashion, mas que a maioria não-fashion vai ficar mesmo com o branco clássico.
Se quiserem saber mais detalhes clickem aqui e aqui.

Dia da Terra

Hoje, no Dia da Terra, aqui ficam algumas dicas que podem realmente fazer a diferença e poupar energia na utilização diária dos nossos computadores:

- Activar as funções de gestão de energia do computador. Virtualmente todos os computadores possuem modos de poupança de energia para quando estão inactivos. No caso do Windows XP essas opções encontram-se disponíveis na secção Desempenho e Manutenção do Painel de Controlo.

- Desligar o monitor e o computador quando este estiver longos períodos sem utilização.

- Desligar a intensidade do brilho do monitor.

- Não usar um screensaver. Além de gastar energia quando o computador não está em uso, este tipo de aplicação não é realmente necessária nos ecrãs modernos.
Finalmente, e como pode ser difícil ter a percepção real da poupança de energia no computador, existe um pequeno aplicativo chamado LocalCooling que permite manter um registo das poupanças efectuadas.

Bom Dia da Terra para todos!

Alguém sabe que dia é hoje?

Por acaso alguém que hoje é o dia da Terra. Sim, dessa mesma. A boa e velha Terra. O planeta azul, que nos sustenta ainda que o maltratemos. Por falar nisso, aqui fica mais um video. Valia a pena reflectir um bocadinho...

As Nações Unidas, celebram este dia, todos os anos no equinócio de Março, na sequência de uma tradição iniciada pelo activista John McConnell em 1969.

sábado, 19 de abril de 2008

Sistema operativo

E se tiver que escolher um novo sistema operativo?
Será que vou continuar com o Windows?


Ou será que vou optar pelo novo Linux?

Natércia Pintor



De certeza que este nome não vos diz nada. Vou ser sincero. A mim também não. até ler um post no "lobi". e então a noticia era assim "Natércia é empregada do McDonald’s de Odivelas e ganhou um concurso internacional de música, realizado nos Estados Unidos, destinado exclusivamente a empregados do restaurante.

Pela façanha, Natércia recebeu um cheque de quinze mil euros e disse, numa reportagem da SIC, que parte do dinheiro irá parar a uma instituição de solidariedade que dê apoio a crianças.

Natércia não é, naturalmente, uma mulher rica. Nem está interessada em dar dinheiro durante um torneio de golfe ou jantar de gala. Não, dá dinheiro porque não está agarrada a ele e não pede nada em troca.

O seu gesto contrasta com a ganância desses que ganham quinze mil euros, não em concursos da McDonald’s, mas em prémios pagos por entidades públicas, em comissões pelos mais bizarros negócios, em súcias com as mais diversas e engenhosas formas…

Gostei da Natércia do McDonald’s de Odivelas. "

Eu também gostei.

Se quiserem ler mais acerca deste novo talento, é só clickar aqui, e aqui.

quarta-feira, 16 de abril de 2008

Ainda há tunéis com luz abundante...

Numa altura em que se fala de telemóveis e agressões e tempos dificéis. Os maus exemplos são mais que muitos, mas ainda há esperança. Veja-se este exemplo.
Os alunos de uma turma da Escola Secundária Conde de Monsaraz, em Reguengos de Monsaraz, deixaram de lado a possibilidade de recolher fundos destinados à viagem de finalistas, para ajudar a pagar o arranjo do carro de um professor, acidentado durante uma actividade organizada pela escola.(link)

quarta-feira, 9 de abril de 2008

Campanha contra velocidade pelo pénis...

Alta velocidade: ninguém te vai achar grande". Numa analogia entre o excesso de velocidade e o tamanho do pénis, foi com este slogan que uma campanha australiana de prevenção rodoviária tentou chegar aos condutores mais jovens. O governo diz que o método já revelou ser "eficaz".
Os anúncios de televisão mostram mulheres a dobrar o dedo mindinho quando os condutores passam em alta velocidade. Um gesto que dá a entender que quem guia tem esta atitude porque, na realidade, tem um pénis pequeno. De acordo com os responsáveis pela campanha, a ideia surgiu após constatarem que os jovens estão tão habituados a cenas de acidentes e feridos na televisão que esse tipo de imagens não os impressiona. No entanto quando se toca numa possível falta de virilidade, o caso muda de figura.
O público-alvo são jovens do sexo masculino, com idades entre os 17 e os 25. Segundo dados divulgados pelo próprio governo australiano, mais de 60 por cento dos jovens entrevistados após o lançamento da campanha admitiram que repensaram os seus hábitos de condução. Além do spot televisivo, a campanha foi também lançada em outdoors, anúncios no cinema e na Internet.
Embora já tenha sido acusada de discriminação, a agência de Trânsito do Estado de Nova Gales do Sul, responsável pela publicidade, afirma que "os egos feridos são um preço baixo a pagar se os anúncios ajudarem a salvar uma vida". (Expresso)

Já estou de regresso

Depois de uns dias de ausência por razões profissionais, já cá estou.

domingo, 30 de março de 2008

Companheirismo

Não sou fã, nem nem simpatizante nem apreciador das touradas. Mas há uma coisa que não posso deixar de apreciar. A coragem de quem vai para a cara de um touro. E aí surge a camaradagem, a equipa, o ombro a ombro. O saber que os que estão lá, estão pela mesma causa. E que não vão falhar. Não se vão desviar nem desculpar. Não é preciso citar situações onde o verdadeiro espirito de equipa prevalece. Quem sabe do que estou a falar, sabe reconhecê-las. Quem não sabe, não é possivel ensinar. Sorry. Aqui fica um exemplo do que significa "companheiro"!

Happy Birthday Mr. Clapton

Não há muito para dizer. Provavelmente é o melhor guitarrista de sempre. E faz hoje anos. Nasceu em 1945.

sexta-feira, 28 de março de 2008

Tibet


Quem acompanha minimamente o que se passa no mundo e navega por algumas páginas e lê alguns blogs, percebe que as posições e formas de estar são mais que muitas. Até de ministros, que dizem que não, para logo se desdizerem e acabarem no nim. Há quem seja a favor do boicote aos J.Olimpicos e os que defendem que a presença de milhares de visitantes e de jornalistas inflige maiores incómodos ao regime chinês.
Aqui fica um link para uma página (The Color Orange), com uma ideia diferente. Outra forma de manifestar o descontentamento. E que as autoridades não vão conseguir controlar.

Há quem queira ir á escola


Os estudantes de uma aldeia na África do Sul são obrigados a atravessar um rio cheio de crocodilos. Para isso vão a nado (os que sabem) ou em cima de câmaras de ar, de forma a manterem os livros e a roupa seca. Anteriormente a travessia era feita por barco, mas foi roubado. (BBC Brasil)

quinta-feira, 27 de março de 2008

Ainda sobre telemóveis nas aulas

Aqui vai mais um video acerca do mesmo tema. Este como podem ver, foi feito com professores, alunos e pessoal não docente. Fica também a informação que este video passou na MVTV.

Telemóvel nas aulas

Se estão a pensar que vou escrever alguma coisa da mais que batida e debatida cena de má educação da menina do 9º ano, estão enganados. Também não quero dizer que concordo com esta atitude especifica do professor, mas que é eficaz, lá isso é.

segunda-feira, 24 de março de 2008

ONU mostra como poupar água e energia com "jeans"



Tomando como exemplo as calças de ganga, cujo uso racional permite poupar água e energia, as Nações Unidas lançaram um "vídeoclip" de sensibilização dos jovens para a protecção do planeta.

"Usa os teus ’jeans’ pelo menos três vezes, lava-os a frio, seca-os ao ar e esquece o ferro: é cinco vezes menos energia consumida!", grita um jovem casal de actores no vídeo de 30 segundos, a ser difundido na televisão em inglês, espanhol e francês, um pouco por todo o mundo.

O Programa da ONU para o Ambiente, que está na origem da campanha, espera tocar os jovens através da moda, sector ligado à exploração das matérias-primas, ao tratamento industrial e ao transporte e tratamento de desperdícios, noticia a Lusa.

O "vídeoclip" apoia-se na análise do ciclo de vida de umas calças de ganga de 666 gramas, mostrando que a sua utilização tem repercussões no ambiente. (Semana Online - Cabo Verde)

domingo, 23 de março de 2008

Cristiano Ronaldo


Eu que nem sou muito dado a futebol não podia deixar de apreciar o esforço, o trabalho e o brilhante desempenho deste rapaz, que se torna o terceiro melhor marcador de sempre do Manchester.Hoje à noite, nas comemorações do feito, Ronaldo irá bater outro record desta feita pertencente a Hugh Hefner. O feito terá lugar minutos depois de uma tripla de leste bater à porta dos aposentos da estrela portuguesa.

sábado, 22 de março de 2008

arthur c. clarke 16-12-1917 | 19-3-2008


Por acaso alguém deu pelas noticias da morte deste senhor?

Alguém sabe quem foi este genial escritor de ficção científica que queria que escrevessem no seu epitáfio: 'Aqui jaz Arthur Clarke. Ele nunca cresceu, mas nunca parou de crescer'.

Arthur C. Clarke, que previu a chegada do homem à Lua antes do ano 2000, as viagens espaciais ainda antes da invenção dos foguetes e o papel dos computadores na vida quotidiana das pessoas, disse também que "a idade de ouro do espaço está apenas a começar". Segundo ele, "nos próximos 50 anos, milhares de pessoas viajarão para a órbita da Terra, e depois para a Lua e para lá dela. Um dia, as viagens espaciais e o turismo espacial tornar-se-ão quase tão comuns como as viagens para destinos exóticos no nosso planeta".

Sabiam que a orbita geoestacionária se deve a este senhor? E a obra "The Sentinel" que deu origem ao filme 2001 - Odisseia no Espaço?

Afinal não

Afinal não acordei azedo. Afinal há mais gente a pensar como eu. Ou o inverso. E ainda por cima é um gajo importante. Não lhe serviu de nada ser importante, pois o que ele disse foi pró tecto e avançaram com a guerra na mesma.
Ainda sobre a guerra do Iraque, vinha uma noticia no The Guardian, com o titulo "A war of utter folly - The invasion of Iraq in 2003 was a tragedy - for Iraq, for the US, for the UN, for truth and human dignity ".
Esta afirmção foi feita por Hans Blix, que como sabem era em 2003 o chefe da missão das Nações Unidas para a inspecção do desarmamento iraquiano. Como se sabe essa missão nunca encontrou indícios das "armas de destruição maciça" que serviram de falso pretexto para a invasão e ocupação do Iraque.
Passados cinco anos do início da Guerra no Iraque, o balanço parece limitar-se a uma discussão sobre o número de vítimas: 150 mil ou 600 000 mil os iraquianos que já morreram? Guerras de números no mínimo sarcásticas. Perante tão grande catástrofe, lamento mas não me canso de lembrar os seus principais responsáveis: Bush, Blair, Aznar e o nosso José Manuel Barroso também ficou na fotografia da triste Cimeira das Lajes .

É impressão minha?

Ou hoje acordei um bocadinho para o azedo com o mundo?

Quanto custa uma guerra?


Não é fácil fazer contas. Os números são assustadoramente grandes. Por isso achei interessante o titulo desta obra agora publicada por Joseph Stiglitz, prémio Nobel de Economia. Se bem que o valor possa pecar por defeito, foram calculados em três biliões (sim, milhões de milhões!) de dólares. Provavelmente, o custo real rondará os cinco biliões. Daí dizer que possa pecar por defeito. Neste livro também é abordada a análise da privatização da reconstrução. Ou seja, porque é que foi feita esta guerra, quem a está a pagar e quem está beneficiar com ela.
Só por curiosidade e de forma a melhor perceber a dimensão financeira desta tragédia fica o cálculo do que se poderia ter feito com o dinheiro público agora gasto: um sexto do que foi gasto financiaria o anunciado défice da segurança social norte-americana nos próximos 50 a 60 anos; o custo de alguns dias de guerra teriam financiado o programa de apoio à saúde infantil vetado por Bush por ser demasiado caro.
Para os mais curiosos aqui fica um link para perceberem a diferença entre trilhão, como aparece no titulo do livro, e a tradução para português.

Por falar em água





Sem comentários. Ficam na consciência de cada um...

Uma chávena de café

Uma chávena de café implica o gasto de 140 litros de água

Quando li o titulo da noticia fiquei a pensar que era uma gralha. Afinal não. Um investigador e professor universitário britânico John Anthony Allan desenvolveu uma teoria denominada "água virtual", que mede a quantidade deste líquido que é gasta na produção de alimentos.
Assim, chegou á conclusão que uma chávena de café equivale a 140 litros, o que corresponde, aproximadamente, à quantidade de água que uma pessoa gasta diariamente.

Já para a produção de um pedaço de meio quilo de queijo são necessários 2.500 litros de água, enquanto um quilo de carne de vaca, até chegar ao consumidor, exige o dispêndio de mais de 10 mil litros. Feitas as contas, o professor laureado afirma que cada pessoa gasta diariamente entre dois mil e cinco mil litros de "água virtual".

A teoria desenvolvida por Allan valeu-lhe a distinção com o Prémio Estocolmo, tendo causado um grande impacto nas políticas de gestão de água, de acordo com o diário espanhol 'El Mundo'.

O júri do prémio salientou que este estudo pode ter importantes implicações na equilíbrio dos recursos aquíferos mundiais, contribuindo para diminuir a escassez de água em algumas regiões, através de um uso mais eficaz e com menos desperdícios.

É assustador pensar e ter a noção destes números e do que isto pode implicar no nosso futuro.

Shoah (a vergonha)



Angela Merkel dirigiu-se aos deputados israelitas em hebraico, com a tradicional saudação "Shalom". (paz)
A chanceler Angela Merkel dirigiu-se, hoje, em hebraico e em alemão ao parlamento israelita, em Jerusalém, uma intervenção sem precedente para um chefe de Governo alemão e um gesto altamente simbólico mais de 60 anos depois do genocídio nazi.

"Agradeço-vos terem-me dado a honra de me dirigir ao Knesset. É uma grande honra para mim", declarou Merkel em hebraico perante os deputados israelitas que a aplaudiram calorosamente. Pouco antes, tinham-se ouvido os hinos dos dois países e sido hasteada a bandeira alemã. Uma dezena de deputados - dos 120 do Knesset - não compareceu em sinal de protesto pelo uso da língua alemã num país marcado pelo Holocausto, ou Shoah (morte de seis milhões de judeus), na II Guerra Mundial. O deputado de extrema-direita Arieh Eldad recordou a propósito que a língua falada pelos seus avós e tios - desaparecidos nos campos de concentração - era o alemão. Ciente do problema, Merkel declarou que "a Shoah enche os alemães de vergonha". "Por isso, inclino-me perante tantas vítimas, os sobreviventes e quem os ajudou até ao presente", disse em tom muito grave.(D.N.)

Provavelmente esta noticia passou ao lado de muito gente. Não posso deixar de a colocar aqui. É de uma simbologia profunda, e de uma coragem pessoal e politica muito grande. A vergonha, assumida publicamente. A afirmação, e não a desculpa fácil. Se calhar não é por acaso que a revista Forbes, num estudo publicado em 2007, afirma que "Angela Merkel segue impressionando o mundo com sua liderança tranquila", e por isso é a mulher mais poderosa do mundo, estando mesmo á frente de Condoleezza Rice secretária de Estado norte-americana.

sexta-feira, 21 de março de 2008

E agora? (2)

Não está esquecida a pergunta, nem os comentários, nem a necessidade de resposta.Calma. Já lá vamos. Estou a tentar perceber como funciona esta coisa tipo diário digital.

3 relógios? Porquê?

Porque sim. Mas como isso não é resposta, então é assim:
O relógio com a hora de Lisboa, não tem muito que explicar. É o fuso horário de Greenwich, ou seja, a hora oficial de Portugal. Vai sofrendo mudanças ao longo do ano. Ora temos mais uma hora, ora temos menos uma.
O relógio com a hora de Timor, tem a ver com a minha infância. Aí dei os primeiros passos. Aí me apaixonei, ainda sem o saber por essa ilha fabulosa, que os homens continuam a teimar em não saber aproveitar.
O fuso horário de Auckland é mais uma das minhas viagens de sonho. Ao outro lado do mundo. Se conseguir entender-me com isto do Blog, vou mostrar umas fotografias dessas viagens.

E agora?

Pois!!
Mas porque raio te foste meter nisso??
Não tinhas que fazer? Não tinhas já onde passar o teu tempo?
Não dizes que nunca tens tempo para nada?
E vais andar durante uns meses, todas as terças-feiras, a correr para o convento de Semide, a chegar tarde a casa, ocupado a realizar trabalhos para entregar um portefolio, ou portfólio ou dossier ou lá que raio é!
E para quê?